15 de outubro de 2015

Estação de São Bento - Porto

Eleita entre as mais belas estações do Mundo, merecidamente, São Bento encontra-se no coração da cidade do Porto, e recebe milhares de pessoas diariamente, entre turistas, curiosos, pessoas com passo apressado para o trabalho, ou aqueles que se sentam num qualquer banco e recordam tempos que já não voltam. Foi oficialmente inaugurada em 1916, e o nome São Bento tem um motivo. Era um Convento, de nome S. Bento da Avé-Maria. 




A fachada em pedra da Estação é maravilhosa e imponente, e com uma arquitectura de inspiração Francesa do século XIX. À noite com as luzes ligadas torna-se ainda mais bonita.





O meu painel de azulejos preferido.
O interior da Estação é forrada com cerca de 20 mil azulejos magnificamente pintados, que ilustram alguns momentos históricos Portugueses, tais como Egas Moniz com a mulher e os filhos na presença do Rei Afonso VII de Leão e Castela (fotografia em baixo), a Conquista de Ceuta, entre outros. 




Nesta imagem figuram os principais responsáveis pela criação desta obra. O arquitecto José Marques da Silva em primeiro, que projectou o edifício, Hippolyte de Baère, o engenheiro belga que projectou e criou o túnel, e o pintor português Jorge Colaço, autor dos brilhantes painéis de azulejos.









A estação faz ligação directa a várias localidades, num raio de 60 km apartir do Porto: Ovar, Aveiro, Braga, Guimarães, Penafiel, Caíde. Saindo na estação seguinte (Campanhã), são várias as ligações, de norte a sul do país. 






Pessoalmente esta estação traz-me várias recordações, e momentos essenciais na minha vida pessoal, ou não tivesse sido aqui que conheci o meu namorado de há quase 8 anos. Desde criança que utilizo, indo com a minha mãe ao Porto, visitávamos os avós ou íamos a algum passeio ou às compras, espreitando sempre pela janela a vista maravilhosa sobre o rio Douro que à chegada do túnel podemos vislumbrar. É normal querermos ir à janela depois da Estação de Campanhã, pois aqueles minutos valem pela viagem toda. 


10 comentários:

  1. É a minha estação portuguesa preferida e este teu relato só reforça essa minha opinião!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de facto bonita, por ter tanta história nela...mas as mais a Norte, como Pinhão e por aí, também são lindas! :)
      Obrigada!
      Beijinho*

      Eliminar
  2. Gosto muito da estação de São Bento! É mesmo encantadora!
    E adoro o Porto :)
    Que bom vê-la aqui!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porto, é mesmo uma cidade de que se gosta, e a estação muito bonita! :)
      Beijinho*

      Eliminar
  3. Estas fotografias estão fabulosas! O Porto é a minha cidade e adoro a estação de S. Bento.
    bjns

    ResponderEliminar
  4. Realmente é muito bonita! Só lá estive um par de vezes :)

    ResponderEliminar