2 de novembro de 2015

Restaurant Week - Mário Luso

A Youzz.net é um site de marketing e divulgação onde é permitida a experimentação de novos produtos das mais variadas marcas, bastando preencher um questionário, e esperar para ser seleccionado. E esta campanha da Restaurant Week (onde 60 youzzers tinham um convite à disposição) foi sem dúvida uma oportunidade que queria aproveitar, e fiquei mesmo contente quando fui seleccionada, e obrigada desde já.

A Restaurant Week é um evento que se realiza no Porto e em Lisboa, e onde os restaurantes (de luxo) que normalmente têm um custo médio bastante alto por refeição, fazem menus por 20 euros (entrada, prato principal e sobremesa), o que é torna uma boa maneira de ir a locais que dificilmente chegaria à maior parte das pessoas, uma forma de ter uma experiência diferente a baixo custo. Mas o melhor, é que têm uma vertente solidária, onde dos 20 euros pagos, 1 euro reverte para associações. Este ano as entidades de solidariedade escolhidas foram: a Acreditar e a Operação de Nariz vermelho, ambas ligadas com a saúde das crianças e jovens doentes, e de apoio às suas famílias. 

Eu confesso até há pouco tempo desconhecia este evento, mas para o ano certamente irei estar atenta e fazer a minha reserva o mais cedo possível. São excelentes restaurantes, e rapidamente esgotam.
A minha escolha recaiu sobre o restaurante Mário Luso, adoro restaurantes familiares e tradicionais, e este que não conhecia de todo, foi uma surpresa muito boa!

A decoração logo à entrada é maravilhosa, rústica, mas com charme. E têm um enorme quadro com uma fotografia do dono original, o Sr. Mário Moreira dos Santos, o que acho uma bonita homenagem por parte da família, dona agora do restaurante. Quando entrei fiquei mesmo encantada, pois gosto de decorações bem tradicionais, e em cada parede havia um bocadinho de história, e reparem na fotografia da janela, é mesmo a cozinha (um mimo). 



A nossa mesa, mesmo ao lado da cozinha. Mas o que me despertou a atenção, como boa gulosa que sou, foram as sobremesas. Que aspecto tão bom...e tudo caseiro! 

O empregado de mesa que nos serviu, era um senhor já com uma idade, assim como a maior parte, talvez sejam já muitos anos a trabalhar lá…era muito engraçado, e foi uma simpatia ao sugerir para dividirmos o prato principal, assim comíamos tanto peixe como carne.
As entradas eram tão boas…uns salgadinhos frescos e no ponto certo de sal, com um pastel de bacalhau, onde o ingrediente era mesmo o bacalhau, e não a batata, uma espécie de chamuça de peixe, mas com uma massa fina de rissol muito boa. O requeijão leve, assim como tudo, a leveza complementava muito bem cada elemento. 
O peixe, um bacalhau da Noruega com uma cebolada, estava muito bom. Mas de facto, e eu que não gosto muito de carne, a estrela foi mesmo o rodião de vitela no forno a lenha. Que carne suculenta, tão tenra e bem cozinhada. O arroz que o acompanhava, também era muito bom, apenas as batatas estavam secas demais para o meu gosto pessoal, mas é um pequeno pormenor. 
A sobremesa era uma torta de laranja e cenoura, acompanhada por uma bola de gelado. Eu gostei tanto, que tive pena quando ela sumiu do meu prato. 
A sala estava vazia quando chegamos, mas em pouco tempo encheu, e já havia gente à espera de lugar. Um ambiente calmo, um atendimento de excelência, sem ser formal. A decoração, é muito, muito mais bonita ao vivo. O que eu achei curioso e divertido, foi a Senhora (filha do dono original) a passear-se pelas mesas, a conversar com os clientes, e mais...a fazer crochet encostada ao bar, de fazer sorrir mesmo. Pois realmente existem muitos apontamentos em crochet, como podem ver também pela nossa garrafa de vinho escolhida em cima. 

Gostei destes quadros.

Um mimo oferecido no final pela gerente do restaurante (feito pela mãe claro), e que apesar de uma sala cheia de clientes se mostrou muito disponível para resolver assuntos relacionados com o convite. Que belo mimo; e eu que gosto tanto destas coisas.



Gostei muito da experiência, tanto que pretendo lá voltar, mesmo que seja só em momentos especiais, para alguma comemoração. Posso dizer, que de todos os restaurantes do género que conheço, este é o mais bonito, e foi sem dúvida uma escolha acertada. 


12 comentários:

  1. É sempre bom conhecer lugares novos e o restaurante parece ser lindíssimo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Gosto muito de conhecer locais novos! Este é maravilhoso! :)

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Parabéns por teres sido escolhida, eu não tive essa sorte :( Adorei esse restaurante, principalmente pela decoração, parece quase um museu familiar, gosto muito de sítios assim e a comida também está com bom aspecto :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais oportunidades virão Carla, vais ver que és seleccionada para outras campanhas! :)

      Verdade, a decoração para mim é do melhor...e a comida muito saborosa!

      Obrigada, beijinhos*

      Eliminar
  3. Que agradável experiência. Gosto muito desse restaurante, vou lá de vez em quando,e é notável.
    Raramente comento, mas gosto muito do teu blog e para mim ele é pouco valorizado acho-o com um layout bem engraçado, e os posts das receitas estão muito bem explicados coisa em que blogs mais populares isso não acontece. Parabéns pelo blog, e que tenha muito sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Rita! :)

      Que sorte a sua por ir lá muitas vezes...eheh

      Muito obrigada pelo elogio ao meu blog, faço o que posso, o melhor possível dentro do que sei...mas quanto à valorização, o tempo trará frutos naturalmente, não pode ser forçado nem com pressas! :)

      Muito obrigada mais uma vez!
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Um restaurante fantástico e tens aí uma panóplia de fotos maravilhosas,....obrigada pela partilha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Excelente review e a comida tem um aspecto fenomenal, adoro restaurantes recheados de história e um bom atendimento faz o cliente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comida era mesmo muito boa! De facto, se nos atendem bem, os pormenores menos positivos ficam de lado...obrigada Marisa! ;)

      Um beijinho*

      Eliminar
  6. Adoro o feedback de novos locais e de espaços a visitar e esta tua reportagem está super ilustrativa e convida mesmo a uma visita a esse espaço.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Lia! :) Eu também gosto muito de ver opiniões seja sobre locais, restaurantes...é um modo de conhecer, mesmo sem lá ir, e ajuda imenso!

      Beijinhos*

      Eliminar