quarta-feira, 1 de setembro de 2021


São vários os modelos pedagógicos que existem: Maria Montessori, Piaget, Waldorf, Escola Tradicional, Movimento Escola Moderna (MEM) e High Scope, Reggio Emilia…

Nenhuma destas correntes pedagógicas são a “caixa de pandora”, aliás, não há respostas quando se fala do melhor método de educação das crianças, porque cada uma é única. Mas é possível aceitar que Piaget é de certa forma a base de todos os outros modelos, porque como este disse, “o conhecimento só é assimilado através da experimentação”. E isto é algo que não, na minha opinião, não deixa margem para dúvidas.

Claro que educadores, pais, cuidadores, vão tendo a necessidade de encontrar e criam afinidade com determinado modelo pedagógico, de acordo a sua forma de ver a educação, e que identifiquem como relevante para o desenvolvimento das competências pessoais, intelectuais e cognitivas da criança. 

Neste sentido, se me perguntassem qual o método que utilizaria, e falando de crianças até à idade do pré-escolar (5 anos), diria que seguiria a linha pedagógica Montessori, ainda que um ou outro aspeto do método seja desafiador de concretizar. Mas isso é o importante. Retirar o melhor de cada modelo; não achar que seguindo uma linha orientadora, não há direito a desvios, ou, entrar em conflitos sobre o que é, ou não o mais acertado. Tudo são tentativas e nada é estanque. Até porque quando se fala do ensinar as crianças, não deve existir inflexibilidade. Não existem fórmulas, nem poções mágicas. 

Maria Montessori destaca a: individualidade, independência, autonomia, liberdade e atividade permanente das crianças. 

Acredita que o desenvolvimento intelectual delas é atingido através de exercícios sensoriais. Utilizam por isso diversos materiais didáticos adaptados a todos os cinco sentidos. 

Este modelo pedagógico não “aprova” a recompensa pelo esforço atingido, assim como não existem punições ou castigos, pois veem estes como algo que não é natural.

Todos queremos o melhor para cada criança e vê-la tornar-se um adulto capaz em todos os sentidos, deve ser o objetivo maior. Independentemente da linha pedagógica. 


"If you wish to give the means to the child for his development you must give them in such a way that the child can, and must move. ...In all her books, lectures, conversations, Montessori incessantly returns to this great theme of the importance of movement."

—E.M. Standing Maria Montessori, Her Life and Work


Sem comentários:

Enviar um comentário