Eleita entre as mais belas estações do Mundo, merecidamente, São Bento encontra-se no coração da cidade do Porto, e recebe milhares de pessoas diariamente, entre turistas, curiosos, pessoas com passo apressado para o trabalho, ou aqueles que se sentam num qualquer banco e recordam tempos que já não voltam. Foi oficialmente inaugurada em 1916, e o nome São Bento tem um motivo. Era um Convento, de nome S. Bento da Avé-Maria.
| O meu painel de azulejos preferido. |
O interior da Estação é forrada com cerca de 20 mil azulejos magnificamente pintados, que ilustram alguns momentos históricos Portugueses, tais como Egas Moniz com a mulher e os filhos na presença do Rei Afonso VII de Leão e Castela (fotografia em baixo), a Conquista de Ceuta, entre outros.
A estação faz ligação directa a várias localidades, num raio de 60 km apartir do Porto: Ovar, Aveiro, Braga, Guimarães, Penafiel, Caíde. Saindo na estação seguinte (Campanhã), são várias as ligações, de norte a sul do país.
Pessoalmente esta estação traz-me várias recordações, e momentos essenciais na minha vida pessoal, ou não tivesse sido aqui que conheci o meu namorado de há quase 8 anos. Desde criança que utilizo, indo com a minha mãe ao Porto, visitávamos os avós ou íamos a algum passeio ou às compras, espreitando sempre pela janela a vista maravilhosa sobre o rio Douro que à chegada do túnel podemos vislumbrar. É normal querermos ir à janela depois da Estação de Campanhã, pois aqueles minutos valem pela viagem toda.