Hoje, dia 8 de setembro, celebra-se o Dia Internacional da Literacia.
Esta data surgiu para evidenciar o valor da instrução ao nível da escrita e leitura. Foi em 1967 que a data foi pela primeira vez comemorada a nível mundial, no entanto, já havia sido declarada no ano anterior (em outubro) pela UNESCO.
Este é um tema tão complexo de abordar, e estranho a nós, que somos parte do bolo dos que tem o privilégio de se ter alfabetizado. Porque sendo um dos Direitos Humanos fundamentais, ainda existem milhões e milhões de crianças, jovens adultos e adultos analfabetos e com pouca escolaridade espalhados pelo mundo, ainda que saibamos que existem países onde este número é mais concentrado. Ler e escrever é fundamental para que possamos ter um papel ativo na sociedade e mais importante, para que possamos exercer dos nossos direitos em liberdade e segurança.
Vou deixar uns links muito interessantes onde mostram as taxas de alfabetização, no Mundo, em Portugal, e como são as comemorações, internacionalmente e aqui no país.
O tema deste ano, é bem curioso, já que dá ênfase como a pandemia afetou ainda mais esta questão do absentismo e alfabetização.
UNESCO: https://en.unesco.org/commemorations/literacyday
PLANO NACIONAL DE LEITURA: https://pnl2027.gov.pt/np4/mesdaliteracia2021.html
PORDATA: https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+analfabetismo+segundo+os+Censos+total+e+por+sexo-2517-198286
INDEXMUNDI: https://www.indexmundi.com/map/?v=39&t=100
🖉Nem sempre é fácil, e mesmo sendo uma gota no oceano, porque não reservar uns bons minutos da nossa semana ou fim-de-semana e ajudar alguém a aprender a ler e escrever.🖉
Sem comentários:
Enviar um comentário