terça-feira, 18 de abril de 2023

O sortilégio da ignorância - pequenas histórias #4

Esta podia ser mais uma história do oculto, mas não é.

Recuemos a 1956. O que tem em comum um professor morto, e um jovem de 15 anos? Nada, certo? Mas fossem as coisas assim tão simples.

Chico chegara a casa, depois de mais uma semana internado numa ‘Tutoria da Infância’. Começou a apresentar regularmente uns comportamentos bizarros, diziam. O corpo contraia e libertava-se em espasmos repetidos, os olhos reviravam, e uma espuma branca saia-lhe pela boca. “Só pode ser bruxaria”, dizia a dona Maria, sua mãe.

Lá num prédio, da também conhecida por «Rua da Esperança», já quase a chegar a Miragaia, entrara pela porta do quarto o senhor padre, que determinara a sentença do jovem Chico. Tinha a “morada aberta” e uns 5 espíritos aprisionados. Inequivocamente! Qual a solução? Exorcismo. Mas o Chico não melhorara. E só ele sabe os horrores que passara. O senhor padre, continuara a afirmar que era o espírito mais forte de um professor, que morrera há pouco tempo no mesmo prédio. E esta narrativa perpetuou-se por anos.

Até que já casado, e ainda a ter convulsões, a mulher acreditara também na estória de serem almas perdidas, no corpo frágil do marido. Desabafando com as patroas, estas mais cultas e informadas, aconselharam-na a levá-lo ao médico.

Epilepsia…!

Todos os anos de sofrimento resolvidos num minuto. Porque era, impensável falar da violência exercida na ‘Casa de Correção’. As pancadas na cabeça, entre outros maus-tratos…só me resta dizer: “O sortilégio da ignorância!”



Ficção (inspirado em fatos reais)
Marlene

Sem comentários:

Enviar um comentário