quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Fritos de maçã

Esta é uma estreia no grupo Quinze dias com..., um grupo em que a cada quinze dias é escolhido um Chef e nós temos de recriar uma receita do mesmo. Nunca até hoje tinha participado até por distracção, ou quando via algum Chef em questão não me agradava muito, e ia passando o tempo sem participar. Mas tendo em conta que esta quinzena é de escolha livre, pensei que não haveria melhor altura, e tentarei participar mais vezes com certeza no futuro. 

A minha Chef escolhida é a Laura Vitale, ou nem sei se assim a hei-de tratar, porque na realidade ela também não se intitula dessa maneira. Mas como possui canal de youtube, site, o seu próprio programa de culinária e livro a caminho, acho que merece o destaque. Sigo-a há um par de anos, e aprecio principalmente a simplicidade da cozinha dela, a maneira descontraída e genuína de como faz as suas receitas, e o carinho que lhes dedica a criar e partilhar com os outros. Por ter a mesma idade que eu, pela maneira de ser em alguns aspectos parecida com a minha, foi também um dos incentivos quando criei o meu blogue há mais de dois anos. Pensei, ora porque não começar a partilhar as receitas? Mas claro, não tenho nem metade do talento dela e de outras pessoas que gosto e acompanho, que não são muitas.  

A receita escolhida é perfeita para esta época, e simples de fazer! Uns fritos de maçã, são deliciosos.




INGREDIENTES
Retirada daqui

200 gramas de farinha para bolos sem fermento 
50 gramas de açúcar branco 
160 ml de leite 
2 colheres (de chá) de fermento em pó 
1 pitada de sal
1/2 colher (de chá) de canela em pó 
1 ovo 
2 colheres (de sopa) de manteiga derretida  
1 colher (de chá) de extracto de baunilha
1 maçã grande partida em cubos e sem casca

Óleo vegetal (para fritar) 
Açúcar em pó (para polvilhar) 

MODO DE PREPARAÇÃO 

Num recipiente misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, a canela em pó e a pitada de sal. 
Noutro recipiente misture bem o leite, o ovo, a manteiga já um pouco arrefecida e o extracto de baunilha. 
Misture com os ingredientes secos e incorpore com umas varas ou uma espátula. 
Adicione as maçãs ao preparado misturando bem. 
Com uma colher de retirar gelado ou uma colher de sopa, coloque massa numa frigideira com bastante óleo já quente, mas não em demasia para não queimarem. Não coloque muita quantidade de massa, para a temperatura do óleo não baixar. 
Vá virando de ambos os lados até dourarem.
Retire com uma escumadeira e disponha numa travessa com papel absorvente. 
Faça o mesmo com toda a massa. 
Coloque-os no prato a servir e polvilhe com açúcar em pó. 

Bom Apetite! 

Também eu tenho um canal de culinária no YouTube! Subscrevam, se gostarem! 


9 comentários:

  1. Parecem tão fofinhos, gostei da sugestão

    ResponderEliminar
  2. Quando era miúda obrigava a minha mãe a fazer fritos de maçã. Embora fosses diferentes, esses fizeram-me recordar outros tempos.

    ResponderEliminar
  3. Que bela sugestão!!! E ganhei mais um nome para a lista de futuros convidados! Beijinhos,

    Susana

    ResponderEliminar
  4. Que bons e lindos!!! Posso tirar um grande para acompanhar o meu café? ;)

    ResponderEliminar
  5. Parece-me bem! Uns fritos diferentes, com um outro sabor, embora também muito desta época!
    E têm óptimo aspecto!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Parecem tão bons. Já salvei a receita para a poder experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro tudo o que tenha maçã, portanto... já estou rendida!! :)

    ResponderEliminar