sexta-feira, 17 de maio de 2019

Panquecas de mirtilos

Sabem aquela frase tão conhecida de que "cozinhar é um ato de amor"? Pois...eu acho mesmo é que fazer panquecas é um ato de amor. É fácil de preparar a massa, mas cozinhá-las na perfeição, requer muita paciência e dedicação. Eu gosto muito deste ritual da elaboração da massa até à hora que  as panquecas já feitas vão para a mesa. Mas não é sempre que tenho disposição para tal, mas quando tenho, é tão bom. Acho que é das comidas, que mais me sabe bem em partilhar e preparar, seja para a família ou amigos.
Eu não sei honestamente se alguma vez fiz umas panquecas tão boas. A junção dos mirtilos à massa fica qualquer coisa de espetacular!! 
Ficam também muito fofas e saborosas. 
A receita está também em vídeo, como podem ver mais abaixo. 

Não deixem de preparar esta receita para dividir com quem mais gostam, para um pequeno-almoço tardio e mais demorado. Sem dúvida que vos vão agradecer! 



Ingredientes (6 panquecas grandes)

125 gramas de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
125 gramas de iogurte natural (sem açúcar)
1 ovo
15 gramas de açúcar
20 gramas de manteiga (usei com sal)
100 ml de leite
1 limão pequeno (raspa)
125 gramas de mirtilos

Preparação

Coloque a farinha numa taça larga, junte o fermento em pó e misture.
Adicione o açúcar, a manteiga, o ovo e o iogurte e mexa com umas varas de arames. 
Junte o leite e misture tudo muito bem. 
Adicione a raspa do limão e envolva na massa.
Junte os mirtilos.  
Deixe a massa das panquecas repousar uns 30 minutos. 
Numa frigideira anti-aderente coloque um pouco de uma gordura (usei azeite) à vossa escolha e espalhe bem. 
Com a ajuda de uma concha de sopa coloque pequenas porções de massa na frigideira, e deixe cozinhar até a panqueca começar a ganhar bolhas e a secar no rebordo, e está pronta a ser virada (cuidado com a temperatura para não as escurecer demasiado). 
Repetir o procedimento com toda a massa. 

Sirva com um pouco de mel, ou com um topping à vossa escolha.


Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário