quinta-feira, 1 de junho de 2017

Fettuccine com salmão e ervilhas

Já nem me lembro da última vez que participo neste projecto tão querido para mim. Estar ocupada profissionalmente deixa pouco tempo para fazer até aquilo que dá algum gosto, porque sou daquelas que tenho de me concentrar em algo para que fique bem, sou demasiado perfeccionista e exigente comigo mesma. Mas foi preciso ter estado em casa estes dias com uma entorse (quem me manda não olhar onde coloco os pés) para ficar com tempo para colocar o blog em dia. E como estamos perto do dia 1 de Junho, porque não participar no Dia Um... Na Cozinha ! e ainda por cima com um tema tão adorado por mim. Massas. Quem não gosta? Eu acho que ninguém...
Mas esta massa não é uma qualquer. É da marca Sam Mills, que já vos falei aqui. Gosto muito, principalmente porque não me deixa com a sensação de estômago pesado, e isso parecendo que não, é muito importante. Tinha aqui em casa um salmão bonito, e achei que seria a combinação perfeita. Ficou um prato simples, rápido de preparar, mas acima de tudo delicioso!




















Ingredientes (serve generosamente 4 pessoas)

2 lombos/tranches/filetes/posta de salmão (cerca de 350 gramas)
400 gramas de fettuccine Sam Mills
2 chalotas pequenas 
4 dentes de alho 
200 gramas de ervilhas
250 ml de creme culinário de soja 
250 ml de vinho branco (que gostem de beber e seja de qualidade)
1 colher (sobremesa) de aneto em folha 
1 colher (sopa) de salsa fresca picada
Q.b. sal e pimenta preta
Q.b. azeite
Q.b. sumo de limão (espremido na hora)

Preparação 

Retire as ervilhas do congelar e coloque-as em água para que descongelem (depois escorra a água). 
Coloque uma panela com bastante água e um pouco de sal. Coza a massa de acordo a descrição na embalagem. 
Tempere o salmão com um pouco de limão, sal e pimenta preta. 
Numa frigideira anti-aderente grande grelhe com um fio de azeite o salmão de ambos os lados para ganhar uma crosta dourada e ficar cozinhado. 
Desfaça o salmão em pedaços com a ajuda de dois garfos, mas não em pedaços demasiado pequenos. Reserve. 
Na mesma frigideira refogue uns segundos a chalota e o alho, ambos picados bem finamente. 
Junte o vinho branco, e deixe reduzir um pouco para evaporar o álcool. 
Junte as ervilhas e o creme culinário. Misture. 
Condimente com o aneto , sal e pimenta preta a gosto. 
Escorra a massa, e junte ao molho. 
De seguida adicione o salmão e a salsa fresca, e envolva cuidadosamente. 
Sirva logo de seguida. 

Nota: Pode substituir o aneto por tomilho seco ou fresco. Não cozinhe o salmão durante muito tempo para não ficar seco. Podem usar natas para culinária. É importante que o vinho que usam seja de qualidade, pelo menos que gostem de beber, pois o prato irá ter também algum do seu sabor. Embora seja controversa a junção de queijo com peixe, se desejarem polvilhem no final da confecção com um pouco de queijo parmesão.  


Bom Apetite!

7 comentários:

  1. Uma massa maravilhosa, esse fettucine brilha mesmo com os outros ingredientes a dar ainda mais sabor.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Essa massinha é mesmo a minha cara, simples e saborosa! Adoro massa! Espero que estejas a recuperar bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que delicioso fettuccine,....que bom aspecto!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Realmente uma combinação perfeita! Uma ótima sugestão!
    Bjinhos, tudo de bom! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderEliminar
  5. Uma combinação perfeita e deliciosa :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Um pratinho que aceitava já, delicioso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha!! Eu adoro essa massa e costumo fazer muitas vezes mas nunca me lembrei de lhe juntar ervilhas, e adoro! Isso deve ficar mesmo bom :)

    ResponderEliminar