sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Quindins | Comidas do Mundo - Brasil

A receita da rubrica "Comidas do mundo" do mês de julho já deveria ter sido publicada, mas o tempo foi pouco para tanta atividade em termos profissionais, por isso só agora consegui publicar a receita, mas veio apenas com alguns dias de atraso, posto isto penso que estou desculpada certo? Até porque a receita que trago ilumina qualquer rosto mais desanimado! :D 
Quem não gosta de um belo quindim? Está presente em muitas das festas de aniversário, etc. É um docinho bem calórico, mas delicioso. Vem do Brasil, esse país tão fascinante e apaixonante. 

A origem deste doce é bem curiosa e relaciona-se com nós portugueses, tendo em conta o hábito das freiras utilizarem as gemas de ovos em muita da doçaria tradicional. Com isto, não é estranha a parecença dos quindins com as brisas-de-lis, que ao invés de ser preparada com coco, é com amêndoa. Na altura da colonização do Brasil, algumas das receitas acompanharam os portugueses., porém no caso desta receita, como a amêndoa não era um ingrediente usado por não ser acessível, as escravas africanas encontraram uma alternativa. Substituir a amêndoa pelo coco ralado. E o seu nome, quindim, esse foi pela sua delicadeza. Um doce de origem portuguesa, levada para o Brasil e adaptada por africanas. Um doce rico, saboroso e cheio de história. 

O Brasil (nome dado através da árvore pau brasil), que na realidade tem como nome oficial "República Federal do Brasil", é um país de uma riqueza extrema, principalmente em diversidade natural. Contêm das maior reserva de água doce do mundo, são milhares de quilómetros de região litoral, bem como, a maior parte da maior floresta equatorial do mundo pode ser encontrada em território brasileiro. Infelizmente, é o país com o maior índice de desflorestação do mundo.
O país é o quinto maior país do mundo em termos população e em ocupação terrestre. A população consta com mais de 200 milhões pessoas e a massa terrestre com mais de 8,5 milhões de quilómetros quadrados de extensão. 

Nem tudo são rosas no Brasil, já que das cidades consideradas mais perigosas do mundo, 12 são brasileiras. No entanto, vale o esforço de visitar as zonas mais bonitas do país, tais como: Fernando de Noronha (praias incríveis), Corcovado (vista deslumbrante sobre o Rio de Janeiro), Minas Gerais (Ouro Preto), Chapada dos Veadeiros (parque nacional com belos rios e cachoeiras), Rio Amazonas (excelente para observar fauna e flora), Chapada dos Guimarães (vida selvagem), Monte Roraima (excelente para caminhadas), Pipa (praia deslumbrante). 

Falando de produtos, o Brasil é o maior produtor de café do mundo. 
Os brasileiros consomem muito café, feijão, arroz pão e carne de bovina. 

Algumas comidas típicas
- Feijoada;
- Carne de sol;
- Pão de queijo;
- Frango com quiabo;
- Churrasco;
- Acarajé;
- Pintado à Urucum.

Alguns doces típicos:
- Brigadeiros;
- Pamonha;
- Bolo de rolo;
- Paçoca;
- Rapadura;
- Pé-de-moloque. 



Ingredientes (+/- 12 quindins)

12 gemas 
185 gramas de açúcar
15 gramas de manteiga com sal amolecida
65 gramas de coco ralado
85 ml de leite gordo
q.b. manteiga e açúcar (para polvilhar as formas)

Preparação

Pré-aqueça o forno a 165ºC.
Unte formas pequenas com manteiga e polvilhe com açúcar. Reserve.
Bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado e cremoso.
Junte a manteiga e o leite e mexa bem.
Adicione o coco ralado e misture.
Verta o preparado pelas formas. 
Coloque as formas num tabuleiro fundo com um pouco de água. Atenção para não cobrir com demasiada água, Encha em menos de metade das formas. 
Leve ao forno até ficarem douradinhos.
Deixe arrefecer uns 5 minutos antes de desenformar. Passe com a faca em volta da forma se tiver dificuldade em retirá-los.
Sirva-os bem frescos. 


Bom Apetite!


¡Hola! Já no final deste mês de agosto vamos fazer as malas, colocar o nosso chapéu e voar para o México! Espera-vos uma receita bem fresca para combinar com estes dias de calor abrasador...Hasta la vista seguidores queridos! :D 

3 comentários:

  1. Humm que delicioso aspecto!! Amei a receita!

    Sonho que me acalenta...

    Beijo e um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Lindos, perfeitos e deliciosos certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar