quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Tortilla de batata e cebola | Comidas do Mundo - Espanha

Chego com mais uma receita para a rubrica "Comidas do Mundo". Desta vez vim até Espanha e trago uma "tortilla de patata y cebolla". É uma receita simples, mas bem conhecida em todo o mundo, com as suas possíveis variações de ingredientes. Desde pimentos, chouriço, linguiça, apimentada com paprika, etc. É muito saborosa e serve como entrada, ou mesmo como refeição principal. Pessoalmente gosto de a acompanhar com uma salada bem fresca para cortar um pouco da sua riqueza em termos de consistência e sabor. Pode ser servida morna ou fria. Dizem que teve a sua origem na região de Navarra.

Espanha é o nosso país vizinho, como se costuma dizer, o país de "nuestros hermanos", mas com características totalmente distintas das nossas.
Durante muito tempo, pessoas pelo Mundo fora pensavam que Portugal era pertencente a Espanha, e não um país independente (desde 1640). Nos dias de hoje, e por inúmeros factores isso não acontece (penso eu), mas é algo curioso de saber.

Embora seja um hábito a cair em desuso, quem nunca ouvi falar do hábito dos espanhóis de tirarem uma "siesta" na hora do almoço? Talvez seja por isso que a hora do jantar deles esteja entre as mais tardias em toda a Europa. Entre as 21h e 22h da noite. Outro costumo interessante, é, no fim do trabalho os espanhóis reúnem-se em cafés ou bares para tomarem uma bebida com colegas e amigos.

Falando um poucos das cidades Espanholas, sem dúvida que as mais visitadas são: Madrid (a capital por motivos óbvios), Barcelona, cidade esta que muitos turistas penso preferirem à primeira que referi, Granada, Valência, Salamanca, Santiago de Compostela, Ibiza e Sevilha. Com certeza serão algumas mais, mas estas são as mais faladas e conhecidas.

A gastronomia e culinária Espanhola, é muito rica, não fizesse ela parte da dieta Mediterrânica. De destacar o uso do azeite - usam azeite em tudo, em todas as refeições do dia. Muito comum, e que assisti imensas vezes, era ao pequeno-almoço, nas torradas eles colocavam um fio de "aceite de oliva" - das batatas, legumes, leguminosas, dos enchidos, o pão, vinho, peixes e frutos do mar, queijos...estes são alguns dos ingredientes e produtos principais.
Os pratos mais conhecidos da culinária Espanhola talvez sejam: a Paella - também conhecida em Portugal por arroz à Valenciana, por ter tido a sua origem, em Valência -  Pulpo a la Gallega (Polvo à Galega), Gazpacho (uma sopa fria), Pisto (legumes assados num molho de tomate e partidos em pedaços pequenos servido normalmente com ovo estrelado), as famosas Tapas (vários petiscos com inúmeras combinações de ingredientes, onde a mais famosa talvez seja uma tosta com jámon, que significa presunto, e são perfeitas para acompanhar uma cerveja), a Fabada ( Feijoada de carne de porco com feijão branco), e Cocido Madrileño (Cozido à base de grão-de-bico, carnes de porco, boi,  frango, e alguns enchidos como morcela e chouriço). 
Estas foram as que me vieram à ideia, que nas minhas pesquisas encontrei e achei de destaque. Mas partilhem comigo outros pratos ou sobremesas típicas espanholas. 

Espero que tenha gostado de mais esta partilha, desta feita por terras Espanholas. Corram para a cozinha para prepararem a receita desta tortilha, pois vale muito a pena. É tempo consumido, mas ganha-se em sabor! :)




Ingredientes

3 batatas grandes
1 cebola grande
4 ovos
Azeite virgem extra q.b.
Sal e pimenta preta q.b.

Preparação

Descasque as batatas e corte-as às rodelas finas.
Descasque a cebola e corte-a igualmente em meia-lua fina.
Coloque uma frigideira (de 24cm) com bastante azeite (o suficiente para cozinhar as batatas e a cebola, não fritar).
Deixe aquecer um pouco e junte as batatas e a cebola. Tempere com um pouco de sal.
Coloque o lume médio/baixo, e deixe cozinhar até a batata estar quase cozinhada. Para isso tape a frigideira, mas vá mexendo para não deixar dourar.
Bata os ovos numa tigela larga e condimente com um pouco de pimenta preta.
Quando as batatas e a cebola já estiverem cozinhadas aumente um pouco o lume do fogão, e deixe-as alourar ligeiramente(não muito).
Escorra-as muito bem e junte aos ovos. Envolta tudo.
Coloque o preparado numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite (do que sobrou da cozedura).
Deixe cozinhar uns minutos até os ovos começarem a secar.
Quando estiver já a secar vire a tortilla para um prato largo (cubra a frigideira com o prato e vire ao contrário).
Se necessário coloque mais um pouco de azeite na frigideira e junte novamente a tortilla, com cuidado. 
Deixe cozinhar mais uns bons minutos até estar totalmente cozinhada e dourada. 
Vire a tortilla da frigideira para o prato a servir. 


Nota: não deite fora o azeite que sobrou da cozedura das batatas e da cebola. Guarde para futuras utilizações, como refogados, grelhados, ou frituras ligeiras.
Utilizem também ingredientes de qualidade - pelo menos uns que gostem - o resultado final será ainda melhor.

Bom Apetite!


No próximo mês vamos viajar para o país du croissant et de la baguette...Oh là là!! 


13 comentários:

  1. Eu adoro tortilha, ou não fosse eu um grande apreciadora de batata! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Por acaso tortilha nunca foi um prato que me levasse a fazer, não aprecio.

    Bjos
    Votos de uma boa Quarta-Feira

    ResponderEliminar
  3. Eu como, mas não aprecio :-))

    Mas gostei da receita

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Há pratos que comemos, mas não amamos! :)

      Beijos*

      Eliminar
  4. Gosto muito de Espanha e da sua gastronomia, mas sem dúvida que o meu prato favorito é mesmo a tortilha, adoro e não me canso de comer. :) Lembro-me de ter ido a um congresso em Espanha quando coloquei o aparelho nos dentes e basicamente alimentei-me a tortilha, e olha que não me importei nada. he he he :)
    A tua tortilha está super perfeita e boa! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah Boa!!

      Isso foi é que foi uma desforra. Se já gostavas de tortilla, comê-la depois de uma "restrição", com certeza soube-te ainda melhor! :D

      Obrigada! :)

      Beijinhos :)*

      Eliminar
  5. Eu gosto bastante. O namorado da minha filha é espanhol, de Valência, e provei uma feita por ele.Fiquei com saudades agora.A tua está ótima.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro. De facto comida preparada por pessoas originárias dos países, deve saber ainda melhor! :)
      Obrigada Márcia!

      Bjn*

      Eliminar
  6. Se juntar pedaços de presunto.hummmm
    Bjs
    https://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que bela tortilha e ficou perfeitinha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar