segunda-feira, 29 de agosto de 2022

À PESCA DAS SÍLABAS - PORTUGUÊS 3ºANO (1º CICLO)

Estudar não tem de ser aborrecido, e esta atividade é uma forma divertida e leve de a criança treinar o conhecimento que adquiriu ou que irá adquirir. Considerando que esta atividade específica pode, não só ser com a temática classificação de sílabas, mas alterada para os mais variados temas e nível de escolaridade, mesmo usada no pré-escolar: cores, formas, numeração...a imaginação não tem limites!


Objetivo específico da atividade:

Conseguir classificar as palavras quanto ao seu número de sílabas. 

Descrição:

A atividade consiste em “pescar” palavras e colocá-las no local correspondente.

Numa cartolina estão dispostos quatro aquários com a legenda do nome que corresponde a cada classificação da palavra, tendo em conta o seu número de sílabas: monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba.

São colocadas à disposição das crianças algumas palavras com os mais variados números de sílabas. Estas, terão de, com uma “cana de pesca”, “pescar” as palavras, e consoante o número de sílabas, colocar no respetivo aquário.

Materiais:

  • Cartolinas (para fazer o aquário, a base do jogo e as palavras);
  • Canetas de feltro, lápis de carvão, borracha, lápis de cor (para escrever as palavras, desenhar, pintar…);
  • Paus de espetada, cola de tubo e/ou cola quente, fio de lã, ímanes pequenos redondos, folha de feltro ou papel esponja eva e tesoura (para criar a cana de pesca e os "peixes magnéticos)*".
* para criar o magnetismo da cana de pesca e das palavras, recorte folha de feltro/papel eva, e cole um pequeno íman entre as duas folhas, para que o íman não fique visível, mas consiga se unir.




Todas estas atividades podem ser ajustadas e adaptadas ao conteúdo (nível escolar) que se pretende “trabalhar” com a criança. Podem ainda ser alteradas a nível de materiais utilizados, de acordo com o que se tem disponível. Todas as atividades podem ser transformadas em atividades mais económicas, utilizando materiais reciclados sem recurso a materiais novos e impressões. A criatividade não tem limite e as crianças valorizam. 

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Bolo de maracujá e limão

Quem me conhece sabe que aprecio e sou grata pelas coisas mais simples. E ter acesso (gratuito) a frutas e legumes sem nenhum tipo de tratamento, é nos dias que correm um privilégio, e os meus olhos brilham. 

Uma das frutas que mais aprecio são os maracujás, e tendo uma quantidade generosa cá em casa, achei que haveria espaço para fazer outra das coisas que deixam a maioria das pessoas felizes. Um bolo. E este é sem dúvida um dos mais saborosos que já fiz. 

Húmido, desfaz-se na boca...com um sabor bem presente do maracujá e limão. Perfeito! 






INGREDIENTES 


110 gramas de manteiga sem sal (amolecida)

110 gramas de açúcar branco

1 limão médio (raspa)

5 maracujás (polpa, com sementes)

2 ovos grandes

50 ml de leite

160 gramas de farinha de trigo T55

1 colher (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal


PREPARAÇÃO


Unte uma forma de bolo pequena com azeite.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Coloque a manteiga amolecida numa taça. Bata até ficar bem cremosa e com uma cor mais esbranquiçada. Pode usar a batedeira ou um fouet. 

Junte o açúcar e bata mais um pouco, até incorporá-lo.

Adicione as raspas do limão, e a polpa dos maracujás. Bata uns segundos.

Junte os ovos, um de cada vez, misturando entre cada adição.

Não se preocupe se a massa ficar deslaçada, com os ingredientes secos, vai homogeneizar. 

Acrescente a farinha, a pitada de sal e o fermento em pó. Envolva bem, mas apenas até incorporar a farinha.

Coloque a massa na forma e leve ao forno cerca de 30 minutos até dourar. Mas verifique aos 25 minutos, pois pode variar de forno para forno.

Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e servir.


Bom Apetite!