Estudar não tem de ser aborrecido, e esta atividade é uma forma divertida e leve de a criança treinar o conhecimento que adquiriu ou que irá adquirir. Considerando que esta atividade específica pode, não só ser com a temática classificação de sílabas, mas alterada para os mais variados temas e nível de escolaridade, mesmo usada no pré-escolar: cores, formas, numeração...a imaginação não tem limites!
Objetivo específico da atividade:
Conseguir
classificar as palavras quanto ao seu número de sílabas.
Descrição:
A
atividade consiste em “pescar” palavras e colocá-las no local correspondente.
Numa cartolina estão dispostos quatro aquários com a legenda do nome que corresponde a cada classificação da palavra, tendo em conta o seu número de sílabas: monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba.
São colocadas à disposição das crianças algumas palavras com os mais variados números de sílabas. Estas, terão de, com uma “cana de pesca”, “pescar” as palavras, e consoante o número de sílabas, colocar no respetivo aquário.
Materiais:
- Cartolinas (para fazer o aquário, a base do jogo e as palavras);
- Canetas de feltro, lápis de carvão, borracha, lápis de cor (para escrever as palavras, desenhar, pintar…);
- Paus de espetada, cola de tubo e/ou cola quente, fio de lã, ímanes pequenos redondos, folha de feltro ou papel esponja eva e tesoura (para criar a cana de pesca e os "peixes magnéticos)*".
Todas estas atividades podem ser ajustadas e adaptadas ao conteúdo (nível escolar) que se pretende “trabalhar” com a criança. Podem ainda ser alteradas a nível de materiais utilizados, de acordo com o que se tem disponível. Todas as atividades podem ser transformadas em atividades mais económicas, utilizando materiais reciclados sem recurso a materiais novos e impressões. A criatividade não tem limite e as crianças valorizam.