11 de fevereiro de 2014

Panquecas de limão

Adoro fazer panquecas, no meu antigo blogue tinha imensas (para quem não sabe, apagaram-me o blogue e tive de criar um novo) e é das coisas que mais gosto de cozinhar, pois são bastante versáteis e simples. Vou tentar voltar a criar as mesmas, e também novas combinações de ingredientes para as panquecas. Estas são simples, mas de um sabor cítrico que adoro!



Esta receita fica como participação para o projecto A escolha do ingrediente do blogue Tertúlia da Susy, que este mês têm como blogue anfitrião o blogue Na cozinha da Sara, que escolheu como ingrediente principal...o limão!

INGREDIENTES (cerca de 8 panquecas médias)

| 200 gramas de farinha de trigo
| 300 ml de leite
| 1 ovo tamanho l
| 1 colher (de chá) de fermento em pó
| 1 colher (de sopa) bem cheia de açúcar branco
| 2 colheres (de sopa) de sumo de limão
| Raspa de 1 limão
| 1 pitada de sal
| Óleo vegetal q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO

| Num recipiente colocar a farinha, o fermento em pó, a pitada de sal e a raspa do limão, misturar com umas varas.
| Noutro recipiente bater o ovo, juntar o leite, o açúcar e o sumo de limão, mexer bem.
| Juntar os ingredientes líquidos à farinha e misturar, mas não muito, pode perfeitamente ficar com grumos, para a massa não ficar tão dura.
  • | Deitar um pouco de óleo numa frigideira anti-aderente,e espalhar bem.
    | Com a ajuda de uma concha de sopa colocar pequenas porções de massa na frigideira, e deixar cozinhar até a panqueca começar a ganhar bolhas, e está pronta a ser virada (cuidado com a temperatura para não as escurecer demasiado).
    | Fazer o mesmo procedimento com toda a massa.
    | Sirva simples ou com o topping que mais gostar.


Bom Apetite!



30 comentários:

  1. Ficaram lindas! Obrigada pela participação e parabéns pelo blog! Não conhecia, mas já me tornei seguidora :)
    Beijinhos

    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por te teres tornado seguidora, espero a tua visita mais vezes! :)

      Eliminar
  2. As tuas panquecas têm um aspecto maravilhoso! Perfeitas para o lanche ou brunch...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha... adoro panquecas e sabores cítricos, devem ser deliciosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficaram fantásticas, bem altas e fofas como eu gosto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ficaram tão fofas como queria, mas também não ficaram muito mal! :)

      Eliminar
  5. Olá Marlene,
    Que bela participação, eu adorei.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  6. Perfeitas e eu adoro, e com o aroma a limão devem ser uma delicia que maravilha de sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto de panquecas e estas têm tão bom aspecto ;)

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto e raramente as faço.
    Essas ficaram perfeitas
    Bj

    ResponderEliminar
  9. Eu não conheço ninguém que não goste de panquecas! :)
    Gosto muito, dificilmente resisto e estas estão para lá de boas. Nunca provei com limão, mas tenho a certeza que são uma delicia!
    Vou anotar! :)

    ResponderEliminar
  10. Também adoro fazer panquecas e há já algum tempo que não faço!
    As tuas ficaram tão fofas, que óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Bem.. simplesmente tentadoras estas panquecas!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Fiquei fã. Vou seguir.
    Boa semana.
    Beijo.
    Nita

    ResponderEliminar
  13. Fiquei fã. Vou seguir.
    Boa semana.
    Beijo.
    Nita

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha, tem um aspecto mesmo fôfo!! Adoro panquecas!! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  15. Marlene gosto muito de panquecas, e adoro limão nas receitas, nunca fiz panquecas de limão. Gostei muito da sugestão, ficaram fofas, lindas e uma excelente sugestão. Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá, fiquei agora a conhecer o teu blogue graças à participação no passatempo da Susy e deixa que te diga que tens aqui receitas com muito bom aspeto. E estas panquecas ficaram mesmo bonitas. É uma receita que nunca experimentei e acho que esta é a minha deixa para experimentar :)

    ResponderEliminar