quarta-feira, 6 de abril de 2016

Arroz Basmati

É dos meus arrozes favoritos, e curiosamente é um arroz com um baixo índice glicémico comparando com outros, como o arroz carolino por exemplo, por isso mesmo torna-se uma boa alternativa a quem tem uma dieta especifica e mais cuidada, ou pratica exercício físico e tem o arroz como parte das refeições. Além de ter mais benefícios, é um arroz muito aromático e o grãos longos dão um excelente acompanhamento a muitos pratos. É originário da Índia, e é comum vê-lo em muitas receitas tradicionais.



Como cozer o arroz: 

- Em primeiro lugar, para nos livrarmos de alguma impureza e limpar bem o arroz, devemos passar num coador o arroz duas vezes por água fria. Escorrer bem.
- De seguida medimos a quantidade exacta do arroz e colocamos 2x a mesma medida de água . 
- Colocamos numa panela grande o suficiente para que o arroz coza sem estar muito junto.
- Deixamos ferver e mexemos. Tapamos o tacho, e coloca-se a cozinhar num fogo muito baixo, para cozer com o vapor e não deixar que a água ferva. Não se deve levantar o testo enquanto cozinha para não evaporar a água necessária à cozedura. 
- Passados 10 a 12 minutos, desligamos, e retiramos do fogão. Deixa-se descansar uns 5 minutos.
- Retiramos o testo e com um garfo abrimos o arroz para o soltar. Mas este procedimentos tem de ser feito com cuidado, para não quebrar os grãos. 


E está pronto um arroz perfeitamente cozinhado. Podem acrescentar qualquer tipo de especiarias, temperos, sal, vegetais, que o procedimento é o mesmo. É apenas a explicação de como ficar solto e não pegajoso. Parecem muitos passos, mas na prática é bem mais fácil.

Receitas aqui no blogue com arroz Basmati:

Arroz amarelo com pimento vermelho e coentros
Arroz basmati com camarão e ovo


5 comentários:

  1. Nunca cozinhei esta variedade de arroz, mas confesso que quando o vejo à venda já me despertou a curiosidade. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gosto desta variedade de arroz e já o cozinhei algumas vezes.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar