quinta-feira, 11 de junho de 2026

Tâmaras Medjool com Manteiga de Amêndoa Crocante e Chocolate 85%

Já sabem que comigo comer bem não tem de ser complicado, tem é de vir do coração. 💛 Se procuras um doce saudável, preparado em menos de 15 minutos tenho a sugestão perfeita! Peguei em tâmaras Medjool, recheei com manteiga de amêndoa crocante e envolvi tudo em chocolate negro a 85%. Três ingredientes. Sem açúcar adicionado e sem complicações. 😉

✅ Naturalmente vegan 

✅ Sem açúcar refinado (adoçado naturalmente pela tâmara!)

✅ Conserva-se no frigorífico até 1 semana (perfeito para snacks durante o dia de trabalho!)

✅ Congela na perfeição (faz em maior quantidade e tens sempre um doce à mão!)

Sugestão: um toque de flor de sal por cima de cada tâmara eleva ainda mais o sabor!

No dia seguinte...ficam ainda mais saborosas! 😋

Tamaras recheadas com manteiga de amendoa e cobertas com chocolate

Tamaras recheadas com manteiga de amendoa e cobertas com chocolate

                                     vê a receita em vídeo👇


INGREDIENTES

  • Tâmaras Medjool médias/grandes
  • Manteiga de amêndoa crocante
  • Chocolate 85%


PREPARAÇÃO

1. Abre a meio, com os dedos ou com uma faca pequena, cada uma das tâmaras, sem as separar completamente. Remove o caroço.

2. Com uma colher ou faca pequena, coloca manteiga de amêndoa crocante dentro de cada tâmara (podem usar uma manteiga cremosa, mas esta crocante confere uma textura extra). Pressiona ligeiramente e fecha a tâmara ao redor do recheio. Leva ao frigorífico para firmar ligeiramente.

3. Parte chocolate negro 85% em pedaços e derrete em banho-maria (ou no microondas em intervalos de 30 segundos, mexendo entre cada intervalo). Deixa arrefecer ligeiramente antes de usar.

4. Retira as tâmaras do frigorífico. Com a ajuda de dois garfos, mergulha cada tâmara no chocolate derretido, cobrindo bem de todos os lados. Deixa escorrer o excesso e coloca sobre papel vegetal.

5. Leva novamente ao frigorífico até o chocolate solidificar completamente.



Valor Nutricional (valores aproximados)

Calorias: 180–200 kcal 

Hidratos de Carbono: 22 g (dos quais 18 g de açúcares naturais) 

Gordura: 9 g (das quais 4 g saturadas) 

Proteína: 3 g

 Fibra: 2,5 g

                                     vê a receita em vídeo👇


Tamaras recheadas com manteiga de amendoa e cobertas com chocolate

Desfrutem!

Bons cozinhados...sempre com amor! 

Marlene💛

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Lately...1

Dias ocupados, mas ainda foi existindo um tempinho para sair do "modo hibernação".  

Em breve receita por aqui e no YouTube...um snack muito saudável e bem doce! :)


Da Noite Europeia dos Museus, no passado dia 23 de maio, uma visita guiada noturna à luz de lanterna, na Casa Museu Fernando de Castro. Fantástico.



Um gelado de maracujá e baunilha. Clássicos saborosos e noturnos no Timeout Market Porto.



Em Valongo, a Feira da Regueifa e do Biscoito. 



Uma bela torta de São Martinho, tradicional da cidade de Penafiel. Recheado com carne picada e polvilhado com açúcar em pó e canela. Inusitado, mas muito saboroso! Na época de São Martinho existe a versão doce.



Um almoço delicioso, no restaurante "A Cozinha do Manel". Fica na rua do Heroísmo, Porto.



Dos almoços no Honest Greens. E um dos melhores...o Herb Tofu. 



O melhor caril de grão que já preparei! Incrível! Tentarei fazê-lo em breve novamente e partilhar a receita...


 


quinta-feira, 16 de abril de 2026

Amanhecer com tranquilidade | White noise



Um manhã através da minha janela...bem antes das 7 da manhã...o chilrear dos pássaros era ensurdecedor, mas no bom sentido. Os galos bem lá ao fundo também não esqueceram do seu papel...e até o meu cão, nas suas voltas... 

Vamos tendo alguns privilégios e nem sabemos.

A natureza não acorda com pressa. 

Cinco minutos. É uma gravação de cinco minutos...fechem os olhos, respirem fundo, e deixem que a natureza faça o resto...relaxem! :)


Eventualmente, nova receita aqui pelo canal. Quando? Quem saberá...😃



Desfrutem!

Bons cozinhados...sempre com amor! 

Marlene💛


segunda-feira, 13 de abril de 2026

Lately...

Um novo Honest Greens agora junto à praia do Molhe? 100% a favor...a combinação perfeita, principalmente ao pôr do sol! :) E esta semana que passou também precisei muito de um pastel de nata. O meu favorito? Castro Lisboa, em Mouzinho da Silveira.






quarta-feira, 1 de abril de 2026

Bolo Supremo de Amêndoa com Laranja e Vinho do Porto

Já se passou algum tempo desde a última vez que partilhei uma receita por aqui. 😇 Para este meu regresso, trouxe algo bem especial. Um bolo, se me permitem a imodéstia, maravilhoso! 

Com a Páscoa a chegar, não consegui imaginar melhor sugestão para partilhar...com sabores muito equilibrados. 

Começamos com uma massa de laranja e amêndoa, preparada com o cuidado de bater as claras em castelo para garantir uma leveza. Mas o verdadeiro segredo😍acontece quando, ainda quente, o regamos com uma calda rica de Vinho do Porto, canela e laranja. Como se não bastasse, temos um crocante de amêndoa que traz o contraste de textura perfeito. O toque especial, é a pitada bem generosa de sal que juntamos às amêndoas. Este contraste entre o doce e o salgado é tão bom! 

É o meu presente de regresso, com a esperança de ter sido perdoada pela ausência prolongada! 😀Espero que gostem tanto dele como eu! 



                                       vê a receita em vídeo👇

INGREDIENTES

Bolo

6 ovos (gemas e claras separadas)

90 g farinha trigo T55 s/fermento

150 g farinha de amêndoa

170 g açúcar branco (divididos em 100g e 70g)

1 pitada de sal fino

1 laranja (raspa)

Calda de Vinho do Porto

150 g água

50 g vinho Porto Tawny

150 g açúcar branco

1 zeste (tira da casca) grande laranja

1 pau de canela

Crocante amêndoa

125 g amêndoa palitada

30 g mel

10 g azeite virgem extra

1 pitada generosa de sal fino 


PREPARAÇÃO

Bolo

1. Bater as gemas com 100 gramas de açúcar até obter uma consistência cremosa. Adicionar a raspa da laranja e bater mais um pouco.

2. À parte, bater as 6 claras em castelo, adicionando gradualmente os restantes 70g de açúcar até ficarem firmes e brilhantes.

3. Misturar a farinha de trigo à farinha de amêndoa, junto com uma pitadinha de sal.

4. Incorporar os secos e as claras no batido das gemas de forma alternada. Faça-o delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder o ar da massa.

5. Deitar a massa do bolo numa forma redonda com 22 cm de diâmetro untada com azeite e o fundo forrado com papel vegetal.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 180C, aproximadamente uns 40 minutos.

Calda vinho do Porto

7. Num púcaro ou tacho pequeno juntar a água, o açúcar, o pau de canela e a zeste de laranja.

8. Levar ao lume até ferver.

9. Adicionar o vinho do Porto, e deixar em lume brando por 4 minutos.

10. Retirar os aromáticos (canela e laranja) e reservar.

Crocante de amêndoa

11. Colocar a amêndoa e uma pitada bem generosa do sal numa frigideira. Tostar uns segundos em lume baixo (não dourar em demasia). 

12. Acrescentar o mel e o azeite. Mexer constantemente até a amêndoa dourar (cuidado para não queimar, pois o mel carameliza depressa).

13. Espalhar a amêndoa sobre papel vegetal, sem as sobrepor, e deixar arrefecer. Depois de fria, parte-a em pedaços.

Montagem

14. Com o bolo ainda na forma e quente, regar com toda a calda. 

15. Passar uma faca pelas laterais para soltar. Deixar arrefecer totalmente antes de desenformar para o bolo não partir, pois estará muito húmido. 

16. Cubra o bolo com o crocante de amêndoa. 


Para ser melhor apreciado, sirva-o bem frio. :)


                                    vê a receita em vídeo👇




Desfrutem!

Bons cozinhados...sempre com amor! 

Marlene💛


domingo, 29 de março de 2026

Long time no see... :)

Vão mais de 4 meses desde que publiquei pela última vez, pois tenho estado assoberbada em várias frentes. Faz parte. Mas venho partilhar o que tenho andado a fazer nos últimos dias...sem promessas, mas talvez consiga publicar uma nova receita daqui a uns dias. :)



Havia um crepúsculo de cortar a respiração quando entrei no Queimódromo, no Porto, para dar uma vista de olhos no The Champions Burger, e a atmosfera não podia ser melhor. Bem organizado e limpo, o cenário industrial das food trucks, os néons, as máquinas de arcade, a música e a animação criam um ambiente fantástico. Foi um fim de tarde e início de noite muito bem passado!

A entrada neste festival europeu de hambúrgueres gourmet é gratuita. São inúmeras food trucks com receitas exclusivas, onde os visitantes provam e votam (via QR Code) para eleger o melhor hambúrguer que representará a cidade na final europeia. Podem visitar até dia 12 de abril. E não se esqueçam de preparar a barriguinha! :)



Dizem que "quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê", e eu cá acho que mais vale ler o que nos dá prazer do que não ler nada à espera do momento certo para um clássico. Não precisamos de estar sempre agarrados a prémios Nobel ou a obras densas; a leitura deve ser, acima de tudo, um refúgio. Tenho-me privado, nos últimos tempos, do que outrora me fazia tão bem... e num mundo cada vez mais automático e robotizado, sabe bem "voltar atrás".

Hoje em dia, já não aprecio tanto o género literário de Nicholas Sparks, mas voltei a ele por ter um significado especial: foi o primeiro autor que comprei com o meu próprio dinheiro (aos 17 anos) e nunca mais parei. Cheguei a ter quase duas dezenas de livros dele.

Para acompanhar o momento, estreei-me na pitaia vermelha. É uma fruta curiosa: visualmente é linda, mas o sabor... bem, digamos que "não sabe a nada", mas sabe tão bem! É uma mistura estranha entre a textura do kiwi e um toque leve de figo ou uva. Não é uma explosão de sabor, mas é realmente boa!

Passei pelo Centro Português de Fotografia e deparei-me com a oportunidade de ver a exposição "Antologia" de Vivian Maier. É impossível não ficarmos rendidos à história desta babysitter que, em segredo, captou mais de cem mil imagens das ruas de Nova Iorque e Chicago, descobertas por mero acaso em 2007. E é isso que torna a visita tão especial - percorrer as salas da antiga Cadeia da Relação e descobrir o olhar sensível de uma mulher que nunca mostrou o seu talento ao mundo em vida. Poeticamente trágico.

Podem visitar até dia 30 de agosto de 2026, sendo que os bilhetes variam entre os 8€ e os 10€. Parte da receita reverte para a associação Acreditar, o que é mais um motivo para irem visitar. :)

Tenho optado por receitas rápidas, que o tempo esvai-se...e esta bowl é o exemplo perfeito de como comer bem não tem de ser complicado. A base é feita com quinoa, acompanhada por cubos de salmão grelhados com coentros e um molho de sésamo e soja que lhe dá um toque bem especial. Para completar, juntei batata-doce assada, cenoura ralada e um ovo cozido no ponto perfeito. :)


                                                                                                                                    Marlene💛