domingo, 30 de dezembro de 2018

Cheesecake Americano | Comidas do Mundo - EUA

Chegou o penúltimo dia do ano, assim como a última receita da rubrica "Comidas do Mundo" e desta vez trago uma sobremesa deliciosa, que nunca tinha preparado. Fez as delicias cá de casa. É simples, mas muito saborosa. Um cheesecake. Por isso, escusado será dizer que os Estados Unidos da América (EUA) é o país escolhido para fechar o conjunto de 12 receitas que fui partilhando ao longo do ano.
Cheesecake é um doce bastante consumido e afamado nos EUA. 
Esta receita que trago é uma junção da receita "original" do típico cheesecake "New York Style", com umas adições que achei que traria mais sabor ao cheesecake. E acreditem, ficou tão, mas tão saborosa! Habitualmente leva também uma cobertura de doce de framboesa ou de frutos vermelhos, mas achei que não era preciso. Não deixem de experimentar em vossa casa!

Sempre tive uma enorme curiosidade em visitar os EUA, particularmente Nova Iorque. Acho que assim como eu, também muita gente tem essa curiosidade e ambição. Mas confesso, que com o passar dos anos esse desejo foi-se desvanecendo, muito graças ao meu pânico de pensar em estar fechada dentro de um avião por tantas horas. Ainda que fosse, outros destinos dentro do país estariam na minha lista, como por exemplo o Alaska, ou então uma aventura pela mítica Route 66, isso seria tão brutal. Mas vou me contentando com vídeos, filmes, documentários…

É natural existir este fascínio pelo país, muito pelo que entra pelo ecrã, mas sendo uma das nações mais poderosas do Mundo, desperta curiosidade. O estilo de vida Americano, assim como a sua cultura, ainda que grande parte não seja digna de admiração, é idolatrada e seguida por pessoas de todo o Mundo. Talvez pelo facto de serem extremamente patriotas.
Muitas são as curiosidades acerca deste país tão, posso arriscar dizer, controverso, mas não falarei muito, pois a maioria já conhecem os seus hábitos.

No entanto, falando da parte da comidinha, os Americanos tem uns hábitos bem característicos, tais como comer apenas ao almoço uma sandes ou salada rápida, deixando a refeição mais completa para o jantar. Tem como pequeno almoço standard ovos mexidos, bacon, torradas e as panquecas. É natural terem da taxa de obesidade maior do Mundo, já que por exemplo, os restaurantes de fast-food oferecem o refill sem limite dos refrigerantes. São os reis do churrasco, onde não falta o molho barbecue. A comida é tradicionalmente em tamanho XL, assim como os refrigerantes. Claro que existe uma enorme diversidade em termos de gastronomia, na mesma medida em que a diversidade étnica é também imensa. São diversos e para todos os gostos os restaurantes. Pelos restaurantes Americanos é comum servirem jarro e copos de água de forma gratuita, o que sabemos que por aqui é ainda pouco visto. 

A comida tradicional, ou mais consumida dos EUA é tudo menos saudável, mas sempre fez parte do  nosso imaginário, já que é recorrente a vermos nos filmes e séries. 
As panquecas são um standard ao pequeno almoço americano. Altas e fofas, acompanhadas com manteiga e syrup
Uma sobremesa bem conhecida é a famosa Apple Pie. Apesar de não ter sido criada nos EUA, é já uma imagem de marca no país em termos de comfort food.  
Outra sobremesa bem típica é a Pumpkin Pie (tarde de abóbora), umas das favoritas por altura do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças).

Outros pratos doces e salgados:

- Brownie
- Barbecue ribs
- Meatloaf
- Mac and cheese
- Key lime pie
- Fried chicken
- Hamburger 
- Buffalo wings 
- S'mores 
- Reuben sandwich
- Clam chowder 
- Tater tots





Ingredientes

1 kg de queijo creme à temperatura ambiente (tipo Philadelphia)
190 gramas de crème fraîche
3 ovos L
265 gramas de açúcar branco
30 gramas de amido de milho
1 limão (raspa)
1 colher de chá de extrato de baunilha

200 gramas de bolachas digestivas
110 gramas de manteiga sem sal (derretida)
40 gramas de amêndoas torradas
1 colher de café de canela em pó

Preparação 

Comece por triturar muito bem as bolachas e as amêndoas (textura de areia fina). Junte a canela.
Junte a manteiga derretida ao preparado triturado e misture muito bem.
Coloque esta mistura numa forma de aro amovível de 25 cm e pressione bem o fundo e um pouco as laterais.
Forre o fundo da forma com folha de papel de alumínio para se certificar que nada vaza.
Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC entre 10 a 15 minutos (blind-baking).
Para o creme do cheesecake, bata o queijo com o açúcar até ficar cremoso, mas não em demasia.
Adicione o crème fraîche e bata mais um pouco até estar incorporado. 
Junte os ovos, batendo um a um.
Por último, junte o extrato da baunilha e as raspas do limão. Envolva tudo muito bem.

Barra as laterais da forma (que não tem a bolacha) com um pouco de manteiga. Verta o preparado na forma e leve ao forno a 180ºC cerca de 1 hora, mas vá verificando e controlando (verifique aos 50 minutos). Depois desse tempo passado, desligue o forno e deixe ficar o cheesecake lá dentro por 40 minutos a arrefecer.
Retire do forno e coloque no frigorífico por mais umas 5 horas (ou de um dia para o outro) antes de desenformar.
Sirva simples, ou cubra com doce de framboesa, morango, ou outro doce ou topping ao vosso gosto.



Bom Apetite!



2 comentários:

  1. Gosto tanto de cheesecake.
    Ficou com bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/12/desafio-de-natal-pao-recheado.html?m=0

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto... vinha mesmos a calhar

    Um excelente ano de 2019
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Acupuntura novo método para emagrecer!!!...

    ResponderEliminar