Depois da receita de arroz de tomate da semana passada, não podia faltar o que o acompanhou. Umas belas costeletas (filetes) de sardinha panadas e fritas...😋 Sardinha é dos meus peixes favoritos e diria que é um dos alimentos de ouro do nosso país. Acredito que muita gente conheça esta forma de confeção, mas é sempre bom partilhar, para o caso de alguém ainda não ter comido esta delícia de prato. Acompanhem com um arrozinho de tomate (que já tenho no canal) e ficam com um verdadeiro manjar!
INGREDIENTES (serve 4 pessoas)
16 sardinhas grandes (em filete)
1 ou mais limões
3 dentes de alho grandes picados
3 ovos grandes
1 molho de salsa fresca picada
q.b. farinha de trigo
q.b. pão ralado
q.b. sal e pimenta preta
PREPARAÇÃO
Para facilitar o trabalho, peça numa peixaria para abrir o peixe em filete.
Caso arranje o peixe em casa: corte a cabeça e o rabo das sardinhas com uma faca. Retire as tripas com a mão. Para abrir a sardinha a meio, comece de cima da sardinha a fazer pressão cuidadosamente até ao rabo (pode usar uma faca, mas basta as mãos). A sardinha abrindo "quebre" a espinha junto ao rabo e puxe até cima delicadamente. Pode também retirar algumas espinhas maiores que tenha no peixe.
Depois das sardinhas limpas e arranjadas, tempere com sumo de limão, espalhe os alhos e condimente com sal e pimenta preta a gosto.
Deixe nesta "marinada" uns 30 minutos.
Condimente com sal e pimenta preta a gosto os ingredientes para o polme. Os ovos, a farinha e no pão ralado misture a salsa picada.
Passe cada filete de sardinha por farinha, depois pelo ovo, e por último pelo pão ralado.
Aqueça uma frigideira com óleo ou azeite. Frite o peixe de ambos os lados até ficarem bem douradinhos.
Escorra bem os filetes e coloque-os num prato com papel de cozinha para absorver a gordura.
Na hora de servir, pode espremer mais sumo de limão em cada sardinha.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário