quinta-feira, 21 de março de 2024

Focaccia de alecrim, cebola roxa e parmesão (sem amassar)

Esta é já a terceira vez em poucas semanas que faço esta focaccia. Sempre com a mesma combinação de toppings. Simplesmente, é impossível parar de comer! E quando temos quem come, arregalar os olhos depois de a provar, sabemos que é bom augúrio…😀
Pão nunca foi o meu ponto forte. Panificação é fascinante e diria mesmo que é uma arte que necessita de muito estudo e muita prática. São inúmeras as condicionantes que afetam o resultado do produto final, e quando algo corre bem e a magia acontece...deixa-nos de sorriso de orelha a orelha. Foi o que me aconteceu com a receita desta focaccia. Finalmente, cheguei à fusão "perfeita" de crocância com maciez…
Os toppings, são totalmente opcionais e a gosto…não há limites para as suas combinações...mas caramba...se estes não ficam deliciosos! 😍






                                      receita em vídeo 👇


Massa com hidratação 95%

INGREDIENTES

500 gramas | água morna (cerca de 36ºc)

5 gramas | fermento biológico seco

5 gramas | açúcar branco

525 gramas | farinha de trigo T65

4 gramas | sal fino

q.b. | azeite extra virgem

Para o topping

q.b. | lascas de queijo parmesão 

1 | cebola roxa pequena em meia-lua 

q.b. | alecrim fresco

q.b. | pimenta preta


PREPARAÇÃO


1 - Junte o fermento e o açúcar (*) à água morna (**) . Misture com um fouet

2 - Deixe repousar 10 minutos para ativar a levedura. 

3 - Numa taça grande coloque a farinha e o sal. Misture bem.

4 - Abra uma ligeira cavidade no centro da farinha e adicione o preparado do fermento. Misture bem com uma colher de pau, ou utilize as mãos para "sentir a massa" (é uma massa muito pegajosa).

5 - Cubra com um pano e deixe descansar 20 minutos, para o glúten começar a relaxar e expandir.

6 - Molhe ligeiramente as mãos com água e agarre a massa no rebordo, indo até ao fundo da taça, estique-a para cima e dobre para o centro. Faça este procedimento de dobragem à volta de toda a massa, rodando a taça para facilitar (umas 5 dobras).

7 - Tape novamente a taça e deixe repousar 10 minutos.

8 - Repita o mesmo procedimento de dobragem anterior.

9 - Regue toda a superfície da massa com um pouco de azeite, massajando com as mãos para que esta fique bem untada.

10 - Cubra a taça com película aderente, estancando-a bem, evitando assim que entre ar. 

11 - Coloque a massa no frigorífico por exatas 24 horas (1 dia). Nesta primeira levedação, o glúten vai expandir, chegando mesmo a triplicar de volume, permitindo também ganhar mais sabor. 

Passadas as 24 horas, é desejável que a massa tenha subido e criado bolhas. Resultado de uma correta ativação do fermento, levando à conversão dos açúcares presentes na massa em dióxido de carbono. 

12 - Forre o fundo de uma forma rectangular com 30×24 com papel vegetal. Se a forma que utilizarem for antiaderente, não usem papel vegetal, para a focaccia ficar ainda mais crocante. Pincele toda a forma com azeite.

13 - Deite a massa na forma e espalhe-a uniformemente.

14 - Cubra com um pano e deixe-a levedar num local quente (***) por 2 horas. 

15 - Unte os dedos das mãos com azeite e empurre, pressionando toda massa com a ponta dos dedos, para formar as tão tradicionais "covinhas" da focaccia.

16 - Espalhe por toda a massa o queijo parmesão, a cebola roxa, o alecrim e a pimenta preta. Pincele, generosamente, com azeite.

17 - Leve ao forno pré-aquecido a 200ºc, cerca de 30 minutos, ou até dourar. 

18 - Deixe arrefecer um pouco antes de servir, mas como todo o pão, é incrível ainda morno! :)


(*) Utilizar açúcar em conjunto com o fermento, vai fazer com os fungos se alimentem da glicose, o que favorece o seu crescimento e multiplicação.

(**) É extremamente importante a temperatura da água. Se esta estiver fria, ou um morno muito leve, a levedura não vai "reagir", sendo que os microrganismos não vão "acordar". Se estiver demasiado quente, simplesmente morrem. Se não tiver termómetro para verificar a temperatura da água, faça um teste, colocando um pouco de água no pulso, e se estiver mais quente do que a temperatura corporal, ainda assim suportável, estará na temperatura certa. 

(***) Dicas: coloque dentro do forno desligado ao lado de uma taça com água a ferver. Dentro do microondas desligado. Num local com um aquecedor ligado, tendo em atenção para não colocar o aquecedor perto da forma, para não secar a massa. 


Bom Apetite!


                                       receita em vídeo 👇




1 comentário:

  1. Que bom aspeto.

    Beijinhos e uma boa semana,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2024/03/arroz-de-lulas-e-camarao-aromatico.html

    ResponderEliminar