quinta-feira, 23 de junho de 2016

Queques de pêssego

Com o Verão chegam também as frutas da época, e o pêssego está entre elas. Eu confesso, não era grande fã, Talvez porque nunca tenha comido pêssegos que não fossem ácidos, e frutas ácidas a mim não agradam. Mas a minha mãe trouxe uns bem doces e sumarentos, e mudei totalmente a minha opinião. Assim como também em receitas como esta que vos trago hoje! Estes queques são tão bons. Piqueniques, lanche dos miúdos na praia são os locais certos para ter uma cestinha cheia deles! Bem sei que ligar o forno pode ser um tormento, mas a doçura e sabor destes queques compensa! 
O pêssego é um fruto bem saudável e não possui muitos açúcares. São diuréticos e favorecem a digestão, são ricos em Vitaminas do complexo B, entre outros benefícios. Vi alguma desta informação no site dos Frescos do Continente, que este mês destaca este e outros produtos bem típicos desta época de Santos Populares, e que fazem as delícias de muita gente! Quem não gosta de uma boa sardinhada e uns pimentos assados? Eu sei que não dispenso! Bem...vou colocar um queque na lancheira para aconchegar o estômago, pois logo há festa de S.João e há que ter energia! :D



Ingredientes

2 pêssegos médios
280 gramas de farinha de trigo com fermento
85 gramas de açúcar amarelo
1 ovo L
120 ml de leite
75 gramas de manteiga (amolecida)
1 limão pequeno (raspa)
1 colher (café) de extracto de baunilha

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre uma forma para muffins com formas de papel.
Num recipiente coloque o leite, o ovo, o açúcar, a manteiga, a raspa do limão e a baunilha. Mexa tudo muito bem.
Junte a farinha, e envolva ao preparado.
Adicione e misture o pêssego, cortado em cubos e sem pele (para retirar facilmente a pele, mergulhe-os em água a ferver 1 minuto, e de seguida coloque-os em água fria).
Com uma colher distribua a massa pelas formas.
Leve ao forno entre 25 a 30 minutos, mas verifique, fazendo o teste do palito.
Retire e deixe arrefecer totalmente antes de servir.





Bom Apetite!