sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Migas de couve galega com bacon

Ora aqui está algo que adoro de paixão. Este acompanhamento é para mim do melhor. Tudo que leve broa de milho é perfeito por si só. Este salteado ou migas, como queiram chamar, é ideal para fazer parte da mesa nestas festas. Acompanha na perfeição uma carne assada, ou até mesmo o bacalhau, seja confecionado de que maneira for. Este vai estar na minha mesa com certeza, e se vocês gostam destes ingredientes, também não vão querer que falte. Vou só ali meter mais uma garfada à boca. É que isto é mesmo bom!  



Ingredientes

500 gramas de couve galega (para caldo verde) (cortada em "juliana" fina)
60 gramas de bacon (aos cubos)
2 dentes de alho (picados finamente)
1 broa de milho pequena (500 gramas)
Azeite q.b.
Sal e pimenta preta q.b.

Preparação

Vamos começar por retirar o miolo da broa. Colocamos num processador de alimentos e trituramos deixando os pedaços da broa grosseiros. Mas pode também desfazer a broa com as mãos. Reserva-se.
Não deite fora a côdea. Pode sempre usar para fazer pão ralado, comer com um pouco de azeite e azeitonas, torrar e barrar um pouco de manteiga. Nada se estraga.
Numa panela coloque água com um pouco de sal. Deixe ferver e junte a couve escaldando uns minutos apenas. Escorra muito bem a água da couve.
Numa frigideira colocamos um fio de azeite, e salteamos o bacon juntamente com o alho uns minutos até alourar ligeiramente.
Junta-se a broa ao bacon e salteia-se até ficar dourada.
Se acharem necessário coloquem mais azeite para não ficar demasiado seca a broa, e não queimar. 
Adiciona-se a couve, condimenta-se com pimenta preta, mistura-se bem, e deixa-se a saltear mais um minuto para apurar sabores. 


Bom Apetite!

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Panquecas americanas

Que saudades eu tinha publicar aqui no blog. Foram  quase 2 meses sem publicar, devido a formações, estágio...mas terminarem, e agora começa outra fase, que por enquanto ainda me dá tempo para o blog e o canal de YouTube. Foi uma experiência incrível, descobri que consigo ser boa no que faço, empenhada e dedicada. Tudo nos faz crescer na realidade. 
E para começar o dia em modo filme americano logo depois da agitação e nervosismo, deixo aqui a receita básica de umas deliciosas panquecas. Adoro! Há algo reconfortante na preparação, e depois comê-las ainda mornas com um topping bem saboroso! É sem dúvida comida de conforto, mesmo não sendo tradição portuguesa. É preciso dose extra de amor e carinho, pois para elas ficarem direitinhas e perfeitas, a pressa não é amiga. Por isso, porque não fazer uma surpresa ao marido, amigos, filhos, etc...e preparar estas belezas no fim-de-semana? São deliciosas! Deixo também em baixo da receita escrita, a preparação em video. Espero que gostem!






Ingredientes (para 10 panquecas)

185 gramas de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) cheia de açúcar
1 ovo
300 ml de leite (usei meio-gordo)
50 gramas de manteiga derretida (usei com sal)
1 colher (café) extrato de baunilha

Preparação 

Numa taça coloque a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Misture bem com umas varas.
Junte o ovo, a manteiga derretida (se usarem sem sal, coloquem uma pitada na massa), o leite, e opcionalmente o extrato de baunilha para dar um sabor extra à panqueca. Misture tudo muito bem mas não em demasia, para o gluten não se desenvolver e não ficar uma panqueca muito rija.
Deixe a massa repousar uns 5 minutos para o fermento ativar. 
  • Deite um pouco de uma gordura à escolha numa frigideira anti-aderente, e espalhe bem. Podem usar, óleo vegetal, azeite, manteiga ou até óleo de coco. 
    Com a ajuda de uma concha de sopa coloque pequenas porções de massa na frigideira, e deixe cozinhar até a panqueca começar a ganhar bolhas, e está pronta a ser virada (cuidado com a temperatura para não as escurecer demasiado). Repetir o procedimento com toda a massa. 
    Sirva simples ou com o topping que mais gostar, a escolha é infinita. 


Bom Apetite!