quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Creme de cenoura com beldroegas

O Outono chegou, e a primeira receita da época mais adequada não podia ser, uma refeição para aconchegar a barriguinha nestes dias que começam a ficar mais frescos. Gosto do Outono, principalmente das cores quentes, tal como as deste creme de cenoura com beldroegas. 

As beldroegas são uma planta parecida com o agrião, mas com um sabor mais adocicado. São mais usadas e conhecidas no sul do país, nomeadamente no Alentejo, onde se faz a típica sopa de beldroegas, que nunca fiz, mas algo sem dúvida na lista de receitas a experimentar. São saudáveis tais como os espinafres e o agrião, aliás, pelo que pesquisei, contêm muito mais ómega 3 e um valor nutricional  superior do que estes dois, pelo que é uma óptima escolha na nossa alimentação. Acho que as pessoas não usam muito por desconhecimento ou por se parecer com uma erva banal, por crescer tão junto à terra e não ter um ar muito apelativo por vezes. Mas na minha opinião é só benefícios, a facilidade de as semear, se tivermos acesso até nos campos encontramos pois expandem-se de tal forma, qual erva daninha, excelente para a saúde, e após provar...estranha-se...depois entranha-se. 



INGREDIENTES (para 2 ou 4 pessoas)

4 cenouras médias
1 cebola média
1 batata pequena
1 dente de alho
1 raminho de salsa fresca
1 molho pequeno de beldroegas (só as folhas e talos mais finos)
1 colher (de sobremesa) de azeite extra virgem
Sal q.b.
Água q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO 

Numa panela colocar as cenouras lavadas, sem casca e cortadas em cubos pequenos, a cebola, sem casca e cortada em pedaços pequenos, a batata lavada, sem casca e cortada aos cubos, o dente de alho picado e a salsa fresca lavada.
Encher de água até cobrir bem todos os ingredientes.
Cozer cerca de 20 minutos.
Adicione mais água se necessário e triture com uma varinha mágica.
Veja a consistência do creme, e adicione ou não mais água de acordo o gosto pessoal.
Leve de novo ao lume, e junte um pouco de sal, mexa.
Junte as beldroegas lavadas, e coza uns minutos apenas.
Desligue o lume e junte o azeite extra virgem, misture.
Sirva ainda quente ou morno.



Bom Apetite! 











1 comentário: