terça-feira, 23 de agosto de 2016

Arroz seco aromático

Adoro arroz, devo ser descendente de chineses, mas é verdade, é o meu acompanhamento favorito. E quanto mais aromático melhor. Eu uso muito açafrão e caril, e em arroz está no topo das minhas preferências. Este é o acompanhamento perfeito. Um arroz solto, e de sabor forte e característico.


















Ingredientes (serve 8 pessoas)

1 tigela (280 gramas) de arroz Basmati 
2 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho
1 folha de louro 
1 colher (café) de cúrcuma 
1 colher (chá) de caril em pó
1 colher (café) de pimenta preta
1 colher (café) de sal marinho 
1 colher (sopa) de salsa fresca picada

Preparação 

Num tacho coloque o azeite, os alhos laminados, e a folha de louro.
Leve a ao lume e deixe refogar, apenas uns segundos (sem deixar dourar).
Junte o arroz e deixe fritar um pouco, mexendo (sem deixar queimar).
Adicione todas as especiarias e a salsa, misture bem, para fazer realçar o sabor.
Junte 2 tigelas de água (a mesma medida do arroz), ou seja, 1 tigela de arroz, 2 de água. 
Mexa, e deixe ferver 1 minuto. 
Tape, coloque o lume no mínimo, e deixe cozinhar 10 minutos (sem mexer).
Retire do lume, e deixe repousar 5 minutos (tapado). 
Com um garfo separe os grãos de arroz cuidadosamente, para que fique bem solto. 

Notas: Eu lavo o arroz sempre passando por água num coador, até a água sair limpa. Na minha opinião ajuda a ficar ainda mais solto. Durante a cozedura não levante a tampa. 


Bom Apetite!


7 comentários:

  1. gosto bastante de arroz assim cheio de sabor, o próprio arroz nem precisa de acompanhamento assim.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Aqui por casa também dizemos que somos descendentes de chineses por comermos tanto arroz e gostarmos! :) Essa tua sugestão é óptima! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Este arroz parece-me excelente, cheio de sabor e com uma cor linda :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Eu sou mais massa
    Usei arroz basmati apenas uma vez, esse tem muito bom aspecto e com curcuma e caril deve ter ficado tão bom!

    ResponderEliminar
  5. Também gosto bastante de arroz, mas não costumo fazer grandes variações! Esse aromático ia agradar-me, aposto :)

    ResponderEliminar