Nada como começar o dia da melhor maneira para nos dar energia, ou pelo menos tentar! Tenho reparado que venho a partilhar receitas mais saudáveis aqui no blogue, não sei o porquê, mas talvez tenha começado a olhar de outra forma para a comida saudável. Não me foi imposto, por médicos, muito menos por modas, foi apenas uma maneira de me sentir um pouco melhor comigo mesma. Não preciso de emagrecer (pelo contrário), mas preciso de uma alimentação que me faça bem à alma.
Estas panquecas são tão boas, e quando bem feitas e acompanhadas, são do melhor e nem sentimos falta da farinha, que pesa tanto. Um pequeno-almoço rápido e que satisfaz até os mais cépticos (se não lhes dissermos nada, eles nem dão por isso). Estas panquecas ficam bem doces pelo açúcar natural da banana.
(estou aqui a escrever isto, e a pensar que um dia que more com o meu namorado, é da maneira que ele começa a comer saudável se tivermos as condições necessárias, e ele nem dá por isso; eu sou tão má).
INGREDIENTES (cerca de 6 panquecas pequenas)
1 banana grande madura
1 ovo + 1 clara
q.b. canela em pó (opcional)
Usei para acompanhar
Amoras silvestres
Banana (às rodelas)
Banana (às rodelas)
MODO DE PREPARAÇÃO
Descasque a banana, corte em pedaços e coloque numa tigela.
Junte o ovo e a clara.
Triture com a varinha mágica até formar uma massa homogénea e cremosa.
Numa frigideira anti-aderente coloque uma gordura a gosto (manteiga, óleo vegetal, óleo de coco..) para a massa das panquecas não pegar.
Use uma concha de sopa para dividir a massa e fazer as panquecas.
Deixe a massa começar a ganhar umas bolhas no topo, ou a parte de fora da panqueca ficar cozinhada, e ai vire com uma espátula para cozinhar do outro lado (cuidado com a temperatura do fogão para não deixar queimar, coloque o lume um pouco baixo).
Sirva acompanhado com frutas.
Bom Apetite!