A doçaria portuguesa, principalmente a conventual, é vasta e indiscutivelmente preciosa, quer visualmente, quer pelo sabor. Muitas vezes a aparência complexa leva a acreditar que a sua preparação é trabalhosa, o que nem sempre é verdade. Os jesuítas são um belo exemplo disso. As suas camadas, formato e cobertura crocante, levam-nos a pensar, "Como eles ficam assim?"...mas revelam-se muito simples de confeccionar.
Embora os tradicionais, com gemas e açúcar sejam deliciosos, decidi fazer uma versão para os apreciadores de "tudo" com chocolate. E porque não, estes triângulos estaladiços desfilarem na mesa de doces desta Páscoa? Certamente surpreenderiam os presentes...😍
receita em vídeo 👇
INGREDIENTES [6 a 8 jesuítas]
1 | placa massa folhada retangular
120 gramas | chocolate 70%
120 ml | leite
1 colher sopa | mel (15 ml)
1| clara ovo M (+/- 35 gramas)
15 ml | sumo de limão (espremido na hora)
200 gramas | açúcar em pó
1 colher sobremesa rasa | cacau em pó
PREPARAÇÃO
1 - Numa taça coloque o chocolate (utilize um que aprecie consumir em natura, já que os sucedâneos de chocolate são maioritariamente compostos por gorduras vegetais hidrogenadas), o leite e o mel.
2 - Derreta em banho-maria. Vá mexendo delicadamente até ficar um creme sedoso.
3 - Retire do lume e deixe arrefecer totalmente, para ficar cremoso e a temperatura não afetar a massa folhada, que deve estar fria.
4 - Abra a massa folhada, na horizontal.
5 - Dobre-a a meio, abrindo novamente, para ajudar a encontrar o centro.
6 - Espalhe a ganache de chocolate de um dos lados.
7 - Cubra com a parte da massa sem recheio. Calque e pressione ligeiramente toda a massa folhada, para que fique bem selada (sem deixar que o chocolate extravase).
8 - Junte o cacau ao açúcar em pó e misture bem.
9 - Acrescente a clara e o sumo de limão.
10 - Bata até ficar um creme espesso e com relevo (não pode ficar líquido). Pode bater com uma colher, fouet ou batedeira elétrica.
11 - Espalhe este glacé pela superfície da massa, alisando bem com uma espátula. Deve ficar uma camada fina, ainda assim que cubra bem toda a massa.
12 - Corte uma pequena parte da massa na diagonal, para ajudar a dar o formato de triângulos aos restantes.
13 - Corte a massa em triângulos, deixando uns 3 cm no lado mais fino do triângulo, para criar a forma tradicional do jesuíta. Não precisa ficar perfeito! :) Molhe a faca em água e limpe-a entre cada corte.
14 - Coloque os jesuítas num tabuleiro com papel vegetal.
15 - Deixe repousar 30 minutos, para o glacé secar e ganhar uma ligeira crosta.
16 - Leve ao forno pré-aquecido a 190ºc , 20 minutos, ou até a massa folhar e dourar e o glacé endurecer e escurecer.
17 - Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de servir.
Bom Apetite!