Na realidade não é leite, mas sim bebida de Aveia. E é uma alternativa bem mais económica aos de compra, com a vantagem de controlarmos o que adicionamos (adoçantes e sal). Cada vez mais vez surgem intolerâncias à lactose, e o que sempre nos foi incutido na infância, e até em adultos, que um copo de leite é saudável, cada vez mais cai por terra, devido a todos os estudos. Eu não sou especialista, nem tenho uma opinião 100% formada acerca do assunto, embora acredite que os benefícios sejam menores que os malefícios. Leite de origem animal aqui em casa é raro (o meu pai não o digere bem), mas consumo muito queijo, manteiga, iogurtes, é algo que não resisto, e honestamente, não tenho porque (ainda) me privar.
No entanto, tento equilibrar a balança e experimentar coisas novas, abrir horizontes em relação à alimentação, e é algo fascinante. Nunca pensei que seria tão fácil de fazer bebida de aveia, mas é. Cada pessoa têm uma maneira própria de a preparar, e eu ajustei uma ao meu gosto. Fica o aviso, têm o sabor característico da Aveia, o que pode ser (ou não) agradável ao paladar de cada um.
Ingredientes
100 gramas de flocos de Aveia
1 colher (chá) de extracto de baunilha
1 pitada de sal marinho
800 ml de água + água para demolhar
Preparação
Coloque a aveia num recipiente e junte água até cobrir.
Deixe demolhar 4 horas.
Coe a aveia e coloque-a num liquidificador.
Junte os 800 ml de água, 1 pitada de sal e o extracto de baunilha.
Triture muito bem (não menos que 1 minuto) de acordo com a potência do seu liquidificador.
Passe por um coador de rede fina (repita o mesmo processo 2 vezes).
Guarde numa garrafa de vidro.
Conserva no frigorífico 2 a 3 dias (mas eu utilizo no máximo em dois dias).
Notas
- O extracto de baunilha e o sal são totalmente opcionais. Pode fazer o "leite" apenas com a água e aveia, tendo em atenção que o sabor irá ficar mais forte.
- Pode adoçar com mel, tâmaras, açúcar de coco, açúcar mascavado, etc. Na hora de triturar, adicione a gosto.
- Para o caso de não possuir um liquidificador, pode sempre usar um processador de alimentos ou varinha mágica, ajustando assim o tempo de trituração.
- Não deite fora a polpa que fica quando coa a aveia depois de triturar. É excelente para panquecas, bolachas, batidos, bolos.
- Antes de servir/beber agite um pouco, pois é normal e possível que a água se separe da aveia.
- Fica muito económico preparar esta bebida alternativa. Cada pacote de cerca de 500 gramas não ultrapassa 1 euro na maioria dos supermercados.
- Atenção aos intolerantes ao gluten. Apesar de a aveia ser isenta naturalmente desta proteína, a maioria pode conter vestígios pelo seu processo. Por isso verifique sempre a embalagem.
Desfrutem!