Bolinhos ou pastéis de bacalhau? Isso depende. Eu sempre chamei bolinhos, e é assim chamado no norte do país. São uma iguaria bem portuguesa, e podem ser encontrados nos mais diversos restaurantes, aqueles bem tradicionais, ou nas tascas perdidas pelo país, de norte a sul.
A sua popularidade é tanta, que foi uma das sete receitas finalistas candidatas às "7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa".
O seu ingrediente principal é o bacalhau. Receitas com este peixe são um deleite, e fazem as delícias de milhões de pessoas. Acho que não há ingrediente tão enraizado numa cultura, como o bacalhau em Portugal. E isso vê-se nas centenas de receitas confeccionadas com este ingrediente tão especial.
Eu vou confessar, perco-me por um belo petisco, se for frito ainda melhor. E bolinhos de bacalhau são bons em todas as ocasiões, acompanhados das mais variadas formas. Simples com umas azeitonas pretas ao lado e um copo de vinho tinto, no pão, uma salada de feijão frade ou até de grão, um belo arroz malandro de feijão, ou a minha combinação favorita, arroz de tomate.
Portugal é realmente um paraíso neste mundo gigante de tanta diversidade. Um paraíso que não trocaria por nada. É certo que a população não tem uma mente evoluída, mas em relação a isso, é o que é, o que nos torna humanos e diferentes, talvez com o passar dos anos consigamos chegar à conclusão do que é importante. Mas, a comida? A meteorologia? Os locais pitorescos? A história? Todo o ambiente em cada recanto e aldeia? A história por detrás de cada portada de uma qualquer janela, fazendo adivinhar os amores e desamores dos seus habitantes? É essa a beleza que me faz adorar o nosso país.
E não só nós portugueses sabemos o valor deste canto à beira mar plantado. Não será coincidência Portugal, e algumas das suas cidades terem já sido eleitos como dos mais belos lugares a serem visitados.
Esta é a primeira partilha de receita relativa à rubrica "Comidas do Mundo". Espero que gostem, e que me acompanhem nos restantes onze meses, onde onze receitas de onze países irão passar por aqui.
Ingredientes
450 gramas de bacalhau demolhado
325 gramas de batata
1 cebola média (picada bem finamente)
2 dentes de alho grandes (picados bem finamente)
2 ovos L
1 molho generoso de salsa fresca (picada finamente)
Noz moscada q.b. (opcional)
Sal e pimenta preta q.b.
Azeite ou óleo (para fritar os bolinhos)
Preparação
Descasque as batatas e coloque-as a cozer numa panela com água temperada com sal.
Escorra a água e faça as batatas em puré (com a ajuda de passe-vite, amassador de batata ou mesmo um garfo).
Escorra o bacalhau de qualquer água de onde esteve a demolhar.
Retire a pele e todas as espinhas.
Coloque-o num pano de cozinha limpo.
Cubra o bacalhau com o pano e esfregue-o até ficar desfiado em fios (não pode ficar em lascas). O bacalhau tem também de ficar bem seco.
Numa taça coloque o bacalhau, as batatas, a cebola, o alho, a salsa e condimente com um pouco de pimenta preta e uma pitada de noz moscada.
Misture tudo muito bem com uma colher de pau, até ficar uma massa bem homogénea.
Entretanto aqueça bastante azeite numa frigideira (podem usar óleo).
Com a ajuda de duas colheres de sopa molde a massa dos pastéis.
Com uma colher pegue num pouco de massa e vá passando-a de colher em colher para moldar o bolinho.
Frite-os, e vá virando para ficarem dourados em todos os lados.
Retire da frigideira e coloque-os numa travessa com papel de cozinha para absorver o excesso de gordura.
Acompanhe com um belo arroz de tomate!
Bom Apetite!
No próximo mês viajamos até terras de Nuestros hermanos...Olé!!!!